Rascunho do Tai

Futebol.

Se eu estava vivo para presenciar os 7×1 que o Brasil sofreu para a Alemanha no dia de ontem, quero eternizar meus pensamentos sobre isso.

O que forma uma nação? Uma nação é formada por pessoas que, por alguns motivos, sabem ser e se sentem pertencentes ao mesmo povo, serem frutos oriundos da mesma raíz. Os motivos podem ser inúmeros: a língua, a cor da pele, os costumes, a cultura.

Agora, reflita um pouco sobre o nosso país, um Brasil “continental”: pense nas pessoas que vivem em cada região desse país, pense no gaúcho, no mato-grossense e agora no amazonense… pense no clima do sul, e o verão inacabável do nordeste. Pense no jeito de falar, no sotaque do paulisssssta e no linguajarrrrr do paranaense. Imagine os bonecos de Olinda, o carnaval do Rio e os rodeios de Barretos. Até parecem nações diferentes, não?

Nessa terra desembarcaram (e também foram jogados) centenas de povos, de diferentes etnias, vindos do mundo todo, mas que fizeram daqui seu lar e constituíram o que hoje é representado pela bandeira verde e amarela. Mas, cá entre nós, o que intrinsecamente te faz brasileiro?

Com sinceridade, num país cheio de mazelas e favelas, beija-mãos, apadrinhamentos, onde o favor político rende mais que o trabalho honesto, qual é a coisa que você, seja no sul ou no norte, no nordeste ou centro-oeste tem o orgulho de dizer que pertence a você, algo de que você se sente parte, nutre uma paixão e que talvez seja o único símbolo que une esse povo tão sofrido e tão heterogêneo? A Seleção É o Brasil e o Brasil É a Seleção.

E o Brasil mostrou ontem que está gravemente ferido. Não por culpa de ‘a’ ou ‘b’, mas por esse coronelismo disfarçado (às vezes nem tanto), pelos poderosos fingirem que o povo é burro (talvez sejamos), por essa corja que desde a independência atrasa esse país. País que clama por mudança. A administração do órgão que manda e desmanda no esporte que é nossa paixão não é diferente daquela que rege nosso país. Ambas são podres e estão carentes de mudanças drásticas.

Se os mil gols de Pelé o gabaritaram para pedir que se “protejam as criancinhas necessitadas”, uso dos meus mil graus para implorar: “Protejam nossa nação, protejam a identidade de nossa nação”.